domingo, 18 de julho de 2010

Volta treino CCM&Vassouras Parte2

Sexta-feira dia de calor, mas também muita vontade de pedalar e como pessoas inteligentes que somos, nada melhor que pedalar junto à água, desta forma o intenso calor é suportável pela ideia de dar um mergulho naquelas águas de aspecto tão apetitoso.
Então lá fomos nós em direcção à barragem do Caldeirão para dar início a mais uma das nossas voltas, desta vez os elementos presentes eram: Mike e Patrícia, André e Vitor, Tiago e o pai e eu (que por força das circunstâncias sou sempre o último a estar presente na prova).
Voltinha esta que acabou por ser não muito longa, a rondar apenas os 20km, mas que no entanto deixou saudades às íngremes subidas das éolicas. Foi uma volta que apenas alguns elementos conheciam e que acabou por se tornar um teste às nossas capacidades físicas, visto aquilo ter umas subidas que teimavam em não acabar e para não tornar as coisas demasiado fáceis ainda eram compostas por areão e por aqueles regos que a chuva gosta tanto de deixar marcado nas nossas estradas.
Mas lá fomos nós com muita vontade de pedalar (no entanto a vontade de pedalar, logo passou ao nos depararmos com tamanhas subidas que tivemos que enfrentar),  a direcção a seguir foi a de Fernão Joanes, mas para lá chegarmos ainda tivemos que passar por um sítio em que foi dito que eram apenas duas ou três curvinhas a subir e que o resto do percurso seria apenas a descer até Fernão Joanes (desconhecia era o facto de termos tamanhos mentirosos no grupo), a seguir às três curvinhas vieram ainda mais três e ainda mais três, cada uma de subida mais difícil que a anterior e quando uma pessoa já desanimava a chegar a uma das curvas, mas que pelo facto de pensar que era a última a tornava suportável, vinha então a simples desilusão de encontrar uma subida ainda mais difícil do que aquela que tinha ultrapassado (grandes aldrabões que aqueles gajos me saíram).
No entanto lá chegámos nós a Fernão Joanes e que belo sítio encontrámos... um espaço bastante apetitoso com espaço para a prática de desportos, mas aquilo que mais chamou a atenção foi um belo de um chafariz com água fresquinha para reabastecer a malta.


E como não podíamos deixar escapar tão bela paisagem, esta foi aproveitada para mais um momento Kodac..

Aqui está o Tiago  a mandar vir com a sua viatura que não estava preparada para estas andanças e que teimava andar sem mudanças adequadas...

Quem tanto sobe, também tanto desce e que bela descida nos esperava...pedras e muita terra numa descida bastante íngreme em que os travões foram bastante utilizados (principalmente por mim, que teimei em me esquecer do capacete em casa).
No final foi uma prova que nos deu grande satisfação, tanto pela terrível subida que foi feita por nós, mas também pelo simples facto de ainda nos aguentarmos em pé no final da prova...


Ricardo Cruto

Volta treino CCM&Vassouras

Era quarta-feira e estava eu em Viseu numa visita de estudo super interessante em que nem sequer me deixei dormir, com tanta atenção que estavaa prestar às palestras sobre a quantidade de pessoal que a Pediatria de Viseu tem ao seu dispor, quando recebo uma mensagem que me despertou a atenção....mensagem esta que continha o seguinte: voltinha de bike com saída na sequeira e até ao João Bragal no total de 30km, nada mau certo? Acontece que eu não sabia bem o que nos esperava,  a pequena volta, acabou por se tornar numa fatídiga volta que pôs à prova a resistência física dos participantes e dos seus veículos.
Ah, esqueci-me de referir que nesta prova tivemos a ajuda do Bike Vassoura Team, que foi mostrar aos Mancos como é uma  verdadeira prova de BTT, já que nestas andanças ainda somos uns novatos e os trilhos que até agora fizemos são basicamente os mesmos, apenas com pequenas alterações que na maioria das vezes acontecem por o Tiago enganar o grupo em relação ao destino a seguir ( também coitado está sempre a ser criticado, acho que já era de valor que no seu aniversário em vez de oferecermos um mapa aqui da nossa região, oferecer-mos um mapa de Portugal, embora este já seja um investimento um bocado para o caro).

Aqui fica a prova fotográfica, que ainda estávamos a respirar ao fim de uma subida que tinha a mania de nunca mais acabar, mas graças à nossa persistência saímos vitoriosos desta pequena etapa...

No entanto ainda tivemos tempo de observar de perto a flora e fauna regional,  podendo assim observar que ainda existem pastores pela região, o escusado seria preencherem a estrada toda obrigando-nos assim a ficar parados, enquanto as suas excelências atravessavam atrás do seu pastor levantando uma nuvem de pó que me levou a pensar que os óculos de sol que alguns elementos levavam não serviam apenas como elemento decorativo mas também como instrumento precioso para protecção contra o pó levantado por certos bichos ( isto também tem equivalência quando vamos a pedalar atrás de certas pessoas que só gostam de levantar pó, isto não é para nenhuma pessoa especial que não se chame André).

Ainda foi sugerido que levássemos conosco um destes bichos como recompensa pelo atraso sofrido na prova, mas para desilusão do grupo o último bicho  desta travessia era um bocadinho para o grande e continha uma manchas pretas que chamavam um bocado  atenção (no entanto se alguém visse passar uma bicicleta e o seu ciclista com um bicho destes às costas.... não sei mas na minha opinião acho que dávamos um bocado nas vistas).
No entanto lá fomos nós um bocado perdidos e com os pés um bocado molhados (isto culpa de um riacho que fez com que metade do grupo ficasse atulado e que não estava previsto nas nossas contas para a prova), continuando..lá estávamos a pedalar perdidos (perdidos eram apenas os Mancos, porque os Vassouras já conheciam bem o percurso), quando de repente vemos umas casas conhecidas e qual era o nosso espanto, estávamos de volta ao tão nosso percurso da voltinha da plataforma logística e lá fomos nós em direcção a casa, no entanto a prova que estava a correr tão bem não podia acabar sem ter um pequeno percalço (não desta vez ninguém foi Baptizado), desta vez foi apenas um pneu furado mas como estávamos pertos de casa nem valeu a pena ser remendado.
Acho que foi uma volta divertida e diferente, ficando assim a vontade de repetir...no entanto não acho que sejamos capazes de a repetir sem a ajuda da Patrícia e do Miguel, é que aquilo tem umas curvas e contra-curvas um tanto enganosas e facilmente um pessoa se perde no meio delas.. 

                                                                                                                                             Ricardo Cruto